domingo, 27 de janeiro de 2008

VIOLAÇÃO DA PRIVACIDADE


A troca de correspondecia é um ato inerente ao ser humano, temos necessidade de nos relacionar, de conversar, de trocar confidencias, de nos comunicar com as pessoas que amamos, com quem temos algo em comum, enfim com nossos amigos, conhecidos, amigo dos amigos ... hoje com o advento da informatica ao alcance de todos esse contanto ja ultrapassou a muito o ambito real, e tornou-se virtual, temos amigos nos quatro cantos do mundo, sem nunca ter saido da frente do pc, isso é incrivel, o mundo globalizado incurtou as distancias e aumentou a rede de amigos, nos comunicamos através de sites, blogues, e-mail, skype, msn, orkut, hi5, etc... e tantas outras milhares de parafernálias cibernéticas destinadas a este fim, as correspondencias chegam ao seus destinatários rapidamente e as conversas são on line, mas e o hábito de enviar cartas, cartões postais, telegramas, cartões de natal, de pascoa, de dia das mães, pais, etc ... como fica este tipo de correspondencia? não existe mais?

Vou relatar a minha desagradavel experiencia quando utilizei os serivços de postagem através dos correios, pois bem, enviei daqui de Portugal uma procuração para meu filho no Brasil, paguei a postagem mais cara para garantir a segurança do envio, e para minha surpresa a correspondencia enviada chegou ao destino, mas totalmente violada, em suma houve VIOLAÇÃO DE CORRESPONDENCIA, a Constituição Federal de 1988 vem assegurar a todo ser humano direitos e garantias, como o respeito à dignidade da pessoa humana, à cidadania, à igualdade entre as pessoas, à inviolabilidade da liberdade de consciência, à vida privada, à intimidade e à inviolabilidade do sigilo de correspondência.


Descreve o art. 5º , XII da CF: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.."


Agora eu me pergunto: Quem violou a correspondencia que enviei? Quem será responsabilizado por este ato de falta de respeito pela privacidade da pessoa? Será que voltamos ao periodo da ditadura militar? O que esta acontecendo com o meu país? Onde está a dignidade humana?

Não encontro respostas para minhas perguntas, apenas me entristeço e me envergonho por estar passando por essa situação ...

Sem comentários: