quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

TPM - MITO OU REALIDADE?

Hoje me senti motivada a escrever sofre a TPM _ Tensão Pré-Menstrual, graças a Deus não sou vitima deste fatídico sintoma que afligem a maioria das mulhes no mundo inteiro, mas convivo com pessoas muito especiais que sofrem com isso, é doloroso saber que a a mulher, um ser privilegiado com o dom da maternidade, tenha que passar por estes transtornos todos os meses, não é um sofrimento solitário, porque todos a sua volta sentem essa mudança e sofrem juntos, é preciso muita compreensão, carinho, amor, amizade e dedicação, tanto por parte dos maridos, namorados, amigos e familiares. Por isso andei a pesquisar um pouco sobre essa famigerada TMP.
Alteração de humor, dor de cabeça, compulsão alimentar (principalmente por carboidratos e doces), aumento de peso, acne, inchaço e dor nas mamas, cólica, prisão de ventre ou diarréia, insônia e agitação...
Você já sentiu algum desses sintomas durante o mês e alguns dias depois tudo passou?
Se sua resposta foi sim, seja bem-vinda ao grupo da maioria das mulheres que sofrem com a TPM. Hoje, de nove em cada dez mulheres do continente sofrem de pelo menos um dos sintomas do distúrbio.
A definição da tensão pré-mentrual ainda é controversa entre os médicos e pesquisadores, o diagnóstico é inexato e os tratamentos divergem muito. Por esta razão, o tormento mensal é conhecido como síndrome e não como doença, ou seja, é um conjunto de sintomas, de difícil definição e tratamento.
Toda mulher que menstrua sofre alteração hormonais durante o mês, o que determina a ocorrência da síndrome é uma maior sensibilidade às ocilações.
Essa sensibilidade, acreditam os pesquisadores, tem relação com a serotonima (hormônio responsável pela sensação de bem estar), ou seja, o estrógeno, presente na primeira fase do ciclo menstrual ajuda a manter bons níveis do hormônio, já a progesterona, presente no segundo ciclo, faz com que a serotonina reduza.
A sensibilidade à queda de serotonina é hereditária, portanto, se sua mãe sofre muito com a TPM, você também é forte candidata para ter os mesmo sintomas.
A idade também é outro fator, quanto mais o tempo passa, menos freqüente e intensa é a TPM.
Principais sintomas:
Cólica; Acne; Problemas intestinais (diarréia ou prisão de ventre); Inchaço no abdômen e nos membros (mamas também sofrem); Dor de cabeça, enxaqueca; Alterações emocionais (irritabilidade, agressividade, depressão, ansiedade, falhas de memória, choro fácil, confusão mental, fadiga, insônia); Compulsão alimentar (por doces e carboidratos principalmente); Dor nas costas; Diminuição da libido;
APRENDA A DOMAR A TPM - DICAS:
• Capriche no visual (com roupas confortáveis e mais soltas para disfarçar possíveis inchaços);
• Pratique atividade física;
• Evite tomar decisões sérias, concentre-se naquelas inadiáveis;
• Converse com as pessoas ao seu redor, família, amigos, explicando a situação e pedindo mais tolerância e paciência com você;
• Fuja dos confrontos;
• Faça exercícios físicos: elimina o estresse, controla o peso e libera endorfina que levanta o astral.
• Preste atenção na sua alimentação, o alívio pode vir do que você come.

Por isto minhas queridas, eu entendo e respeito os bicos (a kilo e a metro), as irritações, as alterações emocionais, voces tem esse direito, são mulheres e podem tudo até ter TPM, porque quem as ama vai continuar amando.

1 comentário:

Luciana Campos disse...

Valeu pelo apoio moral.....kkkkkk
Está quase no fim ontem foi o auge.
Amadeu me contou a novidade da entrevista estou orando e torcendo tá, vai dar tudo certo.
Domingo vamos sair de casa as 14:00 porque temos que estar lá as 15:00 mesmo o batismo sendo as 16:00, se quiser ir com a gente mais cedo tudo bem senão encontra com a gente lá, se arrisca chamnar o Zé?
Bjus
Lu