quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quando o amor acontece... pela Internet!

Já nada é como antigamente, em que namorar era tido como uma coisa séria. Os pais controlavam tudo, os encontros eram em casa, um em cada ponta do sofá, sobre a vigilância de alguém mais velho, os beijos não eram permitidos, nem saídas à rua sozinhos… Um homem tinha que ser respeitador e educado para ter o aval dos pais, mas até ao primeiro contacto físico havia muito para demonstrar. Assim, grande parte dos casais optava por casar cedo, de certa maneira, para fugir a estas regras restritas impostas pelos familiares e principalmente pela sociedade.
Atualmente, todos estes valores estão fora de moda. Os mais novos andam numa de “curte” e os mais velhos não querem assumir relações. Até as Internet um espaço privilegiado. É incrível a quantidade de pessoas que cada vez mais encontra a sua cara metade através de um chat ou de um site de perfis. Não há quem não tenha msn ou página no orkut.
Aqui as conversas flúem de forma mais descontraída, não havendo lugar para a timidez. Através de umas fotos e umas breves informações sobre a pessoa, depressa se vê quem se adequa ao perfil que se pretende. Só que tudo isto pode funcionar como uma “faca de dois gumes”, porque deixa-se de ter privacidade, mas por outro lado fazem-se novas relações. No fundo há que saber dosear as coisas…
Existem ainda aqueles que vivem relações à distância e que a conseguem encurtar com a ajuda da Internet, seja por e-mail ou por telefone. É isso mesmo, é que também já se pode ouvir e ver a voz da pessoa amada a custo zero, com programas como o Skype ou Voip. As barreiras nas relações também são cada vez menores, graças às novas tecnologias. A escalada do jogo amoroso e da sedução é muito mais rápida on-line do que cara-a-cara.
Trocam-se conteúdos emocionais da vida das pessoas mais facilmente, até porque na maioria das vezes é mais oportuno partilhar as coisas com estranhos, há uma maior liberdade para expressar os desejos e interesses, assim como para tirar a “máscara”, que por vezes se usa num encontro pessoal. A Internet é uma forma de as pessoas se conhecerem. Dai até à troca de contactos e à marcação de um encontro, existe todo um jogo excitante, a espera pela própria mensagem, o saber se ele/ela está on-line… Tudo isto desperta sensações. Até que se passa ao nível do contacto pessoal e por vezes as pessoas já se conhecem de tal forma bem, que não há lugar para constrangimentos e o amor pode mesmo acontecer. Não me diga que não conhece nenhuma história de amor destas? Se calhar até a sua começou assim…


Sem comentários: